quinta-feira, setembro 09, 2010

AMIZADE VERDADEIRA - Por Solange Castillo

Uma amiga me mandou um texto enfatizando o que pensa sobre amizade. Reconheço estas qualidades nela. Digo que é “A AMIGA” para todas as horas. Uma palhaça de carteirinha e uma bebum de plantão. Estar em sua companhia é garantia certa de boas gargalhadas.



"Será que existe?
Pensava, há algum tempo atrás, que amigo era artigo de luxo, e que se tu tens mais que cinco estaria mentindo ou se iludindo. Andei pensando e analisando que atualmente se tu tiveres um pode se considerar um “afortunado”.
Estou falando de “AMIGO”.....verdadeiro, sem cobranças, sem julgamentos, sem esperar algo em troca por aquela vez que ele te estendeu a mão, pois o que tenho visto ultimamente é muito triste...muitas vezes teus “melhores” amigos falam pelas tuas costas, falam a terceiros o que não querem (não tem coragem) te falar, com a desculpa de que não te falam para não te magoar ou chatear (que raios de amizade é essa?); na amizade deveria valer tudo.
Um verdadeiro amigo deveria estar lá pra te ouvir e falar sempre, porque muitas vezes com uma boa crítica construtiva podemos nos tornar melhor naquilo que desagrada a muitos (e muitas vezes não nos damos conta o quanto estamos sendo inconvenientes ou desagradáveis), mesmo depois de um desentendimento qualquer. Normalmente por bobagens. Não deveria ficar aquele “climão”, e sim nos darmos um grande abraço e rirmos juntos, se necessário pedir desculpas, pois não há nada mais grandioso que reconhecer um erro. Afinal, também aprendemos com nossos erros.
Afinal por que mesmo a gente discutiu...?
Amigo acrescenta, soma, adiciona, multiplica, compartilha, nunca diminui ou divide...
“Na alegria na tristeza, na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza”, assim mesmo (tipo as palavras do padre em um casamento) que deveria ser a amizade... rsrsrsr.
Por enquanto, vejo essa amizade que tanto sonho no meu cachorro, pois aí sim existe uma amizade, um amor incondicional, realmente que não pede nem espera nada em troca, nem mesmo a retribuição do amor. Talvez porque não possam se expressar, mas sem dúvida nenhuma sem interesse.
Ainda que muitos, ou a maioria, não concorde com o que penso a amizade deve ser uma entrega, uma troca de sentimentos bons. Não deveria ficar aquela sensação de que a gente é mais amiga do que o outro lado, que minha entrega foi total e a do amigo não.
Por enquanto ainda posso me considerar “afortunada”....
Um dia ainda espero estar totalmente enganada e poder escrever palavras mais bonitas, só que com os verdadeiros sentidos. Não como metáforas."

Solange Castillo



Nenhum comentário:

Postar um comentário